10 anos da Morte de Adrian Borland (The Sound)

Há exatos 10 anos, em 25 de Abril de 1999, Adrian Borland, compositor ,vocalista e gênio por trás de uma das melhores bandas Britânicas do que se convencionou chamar Pós- Punk, punha um fim a sua carreira, e também a sua vida.

Sufocado pelo turbilhão psiquico e pelo desgaste emocional de uma esquizofrenia, Adrian se atirou nos trilhos de um metrô em Londres, cidade onde vivia.

A Obra do the Sound já foi abordada aqui na toca, em um dos primeiros posts deste Blog, e a banda  continua figurando entre minhas bandas preferidas de todos os tempos, pela musicalidade pungente e pela profundidade das letras.

Muitos comparam a sonoridade da  banda com seus conteporâneos, pricipalmente com o Joy Division, pela similiradade dos temas abordados e pela trágica coincidência do suicídio de seus líderes, o que , no caso do The Sound, ocorreu após o fim da banda, enquanto Borland registrava o que seria o sucessor de su último albúm solo, Hamony and Destruction. O The Sound não teve a mesma sorte e nem atingiu o mesmo sucesso de bandas do mesmo período, como Echo & the Bunnymen e do próprio Joy Division, e,  apesar da qualidade de sua música, jamais cehgou a ser reconhecida, exceto por um pequeno mas importante contigente da fãs que reconheciam as qualidades da banda; Entre esses fãs muitos formaram bandas e hoje, 10 anos após a morte do ídolo, a sonoridade da banda pode ser perfeitamente identificável em banda como Editors, Interpool e She Wants Revenge (entre outras)

0 comentários: