Novastar

Wallpaper 2

Existem certas bandas que pegam você em um determinado momento de distração, em um dia qualquer, onde você distraídamente topa com alguma música em uma coletânea ou escuta na rádio e se pergunta: de onde saiu isso .

Minha mais nova grata surpresa saiu da Belgica, uma banda chamada Novastar, que escutei em uma coletânea de lançamentos de 2008 (e já estamos quase no meio de 2009) .

O refrão da música Because (essa do clip abaixo) ficou reverberando na minha cabeça por toda a tarde de uma insípida –e chuvosa –segunda feira, no trabalho, enquanto tentava me concentrar em atividades, digamos, mais práticas.

Uma busca pela internet, após chegar em casa e lá estava o que eu procurava, informações sobre uma banda incrível, de músicalidade sensível e complexa, e que tenho a honra de compartilhar com vocês.

A banda foi formada pelo cantor e songwriter Belga Joost Zweegers,no início dos anos 90 após o fim de sua outra banda, the Side Burns e passou a ser conhecida no circuito Belgo-Alemão a partir de 1996, ao vencer a competição musical Humo’s Rock Rally, festival patrocinado pela revista  Belga HUMO, de onde saíram bandas como dEUS, Evil Superstars, Das Pop e Admiral Fresbee.

O primeiro album, no entanto, só seria lançado em 2000, logo alcançando o primeiro lugar nas paradas do Ultrapop da região de Flanders ( Devido à Belgica ser dividida em regiões - Flanders e Wallonia- existem dois Top Charts oficiais no país)

O Sucesso do albúm, auto intitulado Novastar, fez com que Zweegers alimentasse a ambição de gravar o que seria o segundo trabalho da banda nos Estados Unidos, no entanto, a pressão da gravadora para que ele produzisse hits fez com que ele voltasse para a Europa para completar as  gravações de Another Lonely Soul, lançado em 2004.

O albúm foi muito bem recebido por crítica e público e banda  recebeu o prêmio de melhor albúm do ano do Belgian TMF Awards.

Nos anos seguintes, problemas pessoais começaram a afetar a banda ocasionando, entre outros reveses, mudança de gravadora e cancelamento de shows.

Em 2008, entretanto, a banda retornou a ativa com o lançamento de seu terceiro trabalho: Almost Bangor e iniciou uma turnê pelos países baixos (Noroeste da Europa).

A sonoridade da banda é, na maior parte do tempo suave, sofisticada e reflexiva, porém produzem hits mais densos, como a tal Because, que grudou feito chiclete na minha cabeça naquela segunda feira que tinha um enorme potencial de nem ter sido registrada na minha memória.

Recomendação da Toca, espero que apreciem !

Para ouvir o último trabalho da banda, clique aqui

0 comentários: