Bowie e a Aposentadoria!

 

David Bowie está passando seus Anos Dourados no anonimato. O ícone roqueiro de 63 anos lançou seu último álbum em 2003 e parou de fazer turnês em 2004, depois de sofrer um infarto na Europa. Pioneiro no uso da internet, não atualiza seu blog oficial desde outubro de 2006, quando revelou orgulhosamente que dublaria um personagem no desenho animado "Bob Esponja".

No ano passado, ele foi a poucos eventos de gala para promover o filme "Moon", de seu filho Duncan. Fora isso, o camaleão parece aproveitar o seu novo disfarce: homem de família, pai de uma menina de 9 anos em Nova York.

"Ele está simplesmente sendo papai, eu acho, na dele", disse a baixista Gail Ann Dorsey, que começou a tocar com Bowie há quase 15 anos. "Não dá para imaginar ele não escrevendo (músicas) ou fazendo alguma coisa, mas vamos ter de esperar para ver."

Marc Spitz, biógrafo de Bowie, está lentamente perdendo as esperanças de que o cantor volte aos palcos, enquanto colegas como Lou Reed e Iggy Pop continuam gravando e fazendo shows.

A ausência de Bowie é ainda mais notável porque o artista lançava um álbum ou compacto praticamente todos os anos desde 1964. Seria como se o igualmente prolífico Woody Allen de repente parasse de produzir, disse Spitz.

Ele lembrou ainda que as pessoas estão habituadas a verem celebridades como David Letterman ou Robin Williams voltarem à ativa após problemas cardíacos, para não falar no ex-vice-presidente Dick Cheney.

Mas, com Bowie costuma cantar músicas alusivas à morte e aos mistérios da vida, Spitz disse que ele poderia ter perdido o apetite depois de chegar "tão perto do abismo".

Em seu livro "Bowie: A Biography", o autor entrevistou pessoas que lhe disseram: "Talvez ele já tenha acabado, talvez tenha dito sua fala". "Algumas pessoas não continuam para sempre, como os Rolling Stones", disse o biógrafo.

Os agentes de Bowie não quiseram falar sobre as atividades do cantor, que também se expressava no passado pelo cinema, a pintura e a fotografia. Bowie e sua segunda esposa, a modelo somali Iman, são pais de Lexi, de 9 anos.

Duncan, de 38 anos, antes conhecido como Zowie Bowie, manteve a família no noticiário no ano passado com seu filme de ficção científica "Moon", recentemente agraciado com o prêmio britânico Bafta.

O cantor  será homenageado com um álbum-tributo previsto para ser lançado em maio, informou o site Twenty Four Bit.

O disco contará com a participação da primeira-dama francesa, Carla Bruni (“Absolute beginners”), do grupo Duran Duran (“Boys keep swinging”) e do ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante, que se juntou à banda Swahili Blonde na regravação de “Red money”, entre outros.

As bandas MGMT e Soulwax também estrão no disco, porém não tiveram suas regravações divulgadas.

O álbum terá versões limitadas em CD, vinil duplo e em formato digital (para download), este último com músicas extras. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas será destinado à entidade beneficente War Child, que protege crianças que vivem nas zonas de guerra mais perigosas do mundo.

De acordo com o site oficial da banda Duran Duran, as regravações devem ser divulgadas em meados do próximo mês.

Veja o repertório do álbum:

Exitmusic, “Space oddity”
Vivian Girls, “John, I’m only dancing”
Megapuss (Devendra Banhart), “Sound + Vision” (em espanhol)
Carla Bruni, “Absolute beginners”
Lights, “World falls down”
VOICEsVOICEs, “Heroes”
Duran Duran, “Boys keep swinging”
Chairlift, “Always crashing in the same car”
Aska e Moon & Moon, “African night flight”
A Place to Bury Strangers, “Suffragette city”
Polyamorous Affair, “Theme from cat people”
Keren Ann, “Life on Mars”
Swahili Blonde (com John Frusciante), “Red money”
Marco Benevento, “Art decade”
Corridor, “Be my wife”
Aquaserge, “The supermen”
Warpaint, “Ashes to ashes”
Rainbow Arabia, “Quicksand”
We Are The World, “Afraid of americans”
Laco$te, “Within you”
Ariana Delawari, “Ziggy Stardust”
Pizza!, “Modern love”
St. Clair Board, “Secret life of arabia”
Caroline Weeks, “Starman”
Amanda Jo Williams, “The man who sold the world”
Mick karn, “Ashes to ashes”

FonteG1

0 comentários: