Bowie and the Spiders from Malasia!

ziggystardust-vert

Se um dos mais famosos trabalhos de David Bowie, o álbum conceitual “The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars”, de 1972, faz menção às aranhas, não é tão estranho que uma nova espécie recém-descoberta tenha sido batizada em homenagem ao roqueiro inglês. 
Segundo reportagem do jornal “Telegraph”, o especialista alemão Peter Jäger descobriu uma nova espécie, grande e amarela, e batizou-a deHeteropoda davidbowie.

Batizar uma espécie pode ser uma questão muito pessoal, ele explicou. "No mesmo paper eu batizei outras espécies com os nomes da cantora punk Nina Hagen e do roqueiro alemão Udo Lindenberg."
A espécie é nativa de algumas regiões da Malásia e está em extinção.

Há algum tempo, um colega de Jaeger, Jason Bond, batizou uma espécie com o nome do cantor canadense Neil Young. Inofensiva Jaeger disse que, embora não tenha sido mordido, acredita que a Heteropdoa davidbowie não seja uma aranha perigosa para seres humanos - o que não se aplica a insetos. O especialista explicou que o processo de identificação de novas espécies é demorado.

"Cada vez que você suspeita de que tem uma espécie nova (ou seja, que não foi descrita cientificamente), tem de conferir cuidadosamente toda a literatura publicada desde 1757 até hoje sobre os grupos animais em questão e a região bio-geográfica".

Jaeger encontrou exemplares da Heteropoda davidbowie em várias coleções de museus e em um mercado de animais de estimação na Alemanha. "Tive a rara oportunidade de ter indivíduos vivos no meu laboratório."

De acordo com a publicação, Jäger disse que dar nomes de artistas aos aracnídeos ajuda a chamar a atenção da mídia para as espécies em risco, cujos habitats estão sendo destruídos pela ação do homem. As autoridades ligadas ao meio ambiente relutam em incluir aranhas em listas de espécies ameaçadas de extinção, mas especialistas como Jaeger argumentam que o declínio no número de espécies prejudica a diversidade genética da natureza. E partem para soluções criativas

Fonte:G1

0 comentários: