Rescue !


O Termo Salvação do rock, quando aplicado a qualquer banda nova, com um trabalho diferenciado, utilizando influencias distintas ou simplesmente copiando uma fórmula , as vezes me faz refletir sobre a volatilidade do que conhecemos como influencias, ou de como as estratégias de marketing estão velhas e opacas.
Todo ano surgem centenas de salvações do Rock, o problema reside justamente em tentar identificar a que época essa suposta salvação remete, ou, na maioria dos casos,a o que elas estão salvando.
Nos anos 90 houve a praga do Ska, toda bandeca de Hardcore daquela época tinha que ter pelo menos uma meia dúzia de músicas no estilo Skacore, com uma variação aqui outra acolá.
A coisa se tornou tão repetitiva a ponto de se tornar irritante.
Se no começo tinha alguma graça,passou a se tornar indicativo maior de falta de criatividade, como acontece nos dias atuais com o...Emocore...
Primeiramente que eu nunca , em momento algum, acreditava que uma denominaçâo tão estapafúrdia fosse ser levada adiante, mas pegou, ô, e como!
A Premiação do VMB deste ano priveligiou o bendito Emocore. Não que a MTV tenha a mesma importancia de uma década atrás de indicar tendências, menos que isso, a MTV atual se limita a refletir o que está na moda, pasteurizando tudo e trabalhando a música como trilha sonora de programa de auditório babaca.
Pouquíssima coisa sobrou na mídia oficial onde se discute com um mínimo de discernimento a cena musical atual, as influencias predominantes e as tais Salvações do Rock!
Acredito que a Rolling Stone Brasil ainda é um ponto de convergência interessante, a ponto que a Re-nata e Re-falecida Bizz voltou como um Zumbi arrogante e por sua arrogância foi destituída do trono de referencia Jornalístico-Musical que ocupava algumas décadas atrás
- E o problema da Bizz foi a conjunção de falta de estratégia, pedancia e uma ingenuidade impressionante-
As Mídias no atual cenário musical, se comunicam e se completam, alguém que lia uma revista, que sim, era rica em conteúdo, naturalmente buscava um complemento da informação, um PLUS, e, na era Orkut, nada mais evidente que esse leitor fosse buscar na rede de relacionamentos, por que esta é uma realidade inquestionável, essa segunda, ou terceira informação.
E o que acontecia? Tal qual numa mesa de boteco após o expediente , os eméritos colunistas da dita cuja, em sua comunidade oficial no Orkut, promoviam uma lavagem de roupa suja sem precedentes na imprensa nacional, pelo menos até onde me lembro, além disso, desandavam a atacar transeuntes que ousassem manifestar qualquer opinião, quando não partiam para o achincalhe puro e simples.
Eu procurei acompanhar a revista , um pouco também a comunidade, mas na medida que as vendas caiam, esta se tornava mais hostil, com cerceamento de opiniões e de liberdade de manifestação, algo impensável no jornalismo de um modo geral.
Restaram os Blogs, esses sim ,a mais contemporânea manifestação independente de conteúdo e opiniões , fenômeno dos nossos dias, mas faltavam pontos de convergência, onde localizar esses blogs.
Comunidades como a RCD no Orkut recentemente facilitaram essa busca criando tópicos de Blogs Parceiros, estes , por sua vez, são linkados a outros e esses a outros e ao final esse caleidoscópio de links nos aproximamos da realidade ideal, aquela em que não escutamos o que nos dizem, mas podemos falar sobre o que, como e onde escutamos.
A salvação do Rock da semana que vem pode ser uma banda calcada no Bauhaus com sonoridade próxima da Roxette, a salvação da mídia musical invariavelmente passa pelos blogs e se perde e se encontra neles, e viva a liberdade individual!

2 comentários:

  Unknown

10:52 PM

Você deve ser o "messias" da crônica musical moderna! Adorei os seus comentários lúcidos, sinceros e sárcasticos (às vezes). para quem te conhece, ler suas opiniões, parece que é vc falando... Parabéns, vc é um jornalista sim, principalmente pelo espírito e vocação.

  caleidoscópio

2:55 PM

e viva MESMO esta liberdade...
Alê, eu adooooooro seus "ensaios"
Continue a escrever... escreva, escreva e escreva! Por favor!