The Smiths


os Smiths foram a banda perfeita dos anos 80, de uma coesão incrível e de uma sonoridade rica e original, que fundia diversos momentos distintos das décadas de 60 e 70 e somava a isso as letras angustiadas de Morrisey e a genialidade guitarrística de Jhonny Marr.

O fator decisivo  para a banda ter se tornada clássica, foi a concepção de um início ,meio e fim bem definidos.

Se muitos fãs da banda se consideraram orfão após o lançamento de Strangeways here we comes, a internet ajudou a amenizar essa lacuna através de blogs e ou comunidade em sites de relacionamento que disponibilizaram vasto material pirata e/ou alternativos dos anos em que Morrissey, Marr,Rourke & Joyce deram o ar de sua graça juntos.

Em contrapartida, as gravadoras descobriram um filão milionário exatamente após o fim da banda, as execráveis coletaneas.

Se Best Vol I, lançado em 1992, vendeu 435 mil cópias desde o seu lançamento, somente nos Estados Unidos, a coletânea oficial Louder than Bombs, de lados B e Singles, vendeu no mesmo período 416 mil unidades nos EUA.

Isto somado à crise mundial por que passam as gravadoras, faz com que cada vez mais e para evita prejuízos elas invistam no líquido e certo. É o caso da coletânea "Hang the DJ: The Very Best Of The Smiths" , que será lançada no dia 07 de outubro (nos EUA) em formatos simples e duplo.

A edição simples conterá 23 sucessos e o disco bônus trará lados B e versões alternativas dos clássicos da banda.

A coletanea não conta com o aval dos ex membros da banda, Morrissey, por exemplo, declarou em seu site que não autorizou o seu lançamento, e já pediu aos fãs que não comprem o produto.

Muitas das música, principalmente as do disco bonus, são versões ao vivo rematerizadas e trabalhadas dos melhores takes dos supra citados albuns piratas da banda, facilmente encontrados na internet.

Para os fãs incondicionais, isto pode fazer certa diferença, principalmente em relação à qualidade sonora, mas a pergunta que fica é: Quem precisa de mais uma coeltânea dos Smiths?

0 comentários: