Los Digitales

Digitales 122

Em Agosto falei aqui, na Toca, sobre uma banda cuja apresentação havia presenciado ao vivo, em uma praça no charmoso bairro da Recoleta, em Buenos Aires. Na época não tive como disponibilizar o link para baixar o primeiro e bacanérrimo album da banda, pois o CD havia ficado com um amigo que só voltaria ao Brasil alguns dias depois. Agora, enfim, tenho a satisfação de compartilhar com vocês uma das coisas mais surpreendentes que tive o prazer de conhecer este ano. Primeiramente, pelo som, que mistura diversas influências, que vão de David Bowie,The Police,Pink Floyd e Prince até Astor Piazola e Atahualpa, passando  por Soda stero, Sumo e Virus (na definição deles próprios).

Em segundo lugar, pela ausência de letras, que transforma o que poderia ser uma curiosidade portenha em música universal.

E,em terceiro e talvez principalmente, pela atitude!

Enquanto centenas de milhares de bandas ficam entocadas em suas garagens esperando uma chance cair do céu, a atitude da banda foi ir a rua, montar seu equipamento e oferecer o que podiam, sua música, pura e simplesmente.

Talvez se mais bandas tivessem a atitude de, em um domingo qualquer, montar seu equipamento na esquina de sua casa, em uma praça do bairro ou na quadra de uma escola para simplesmente compartilhar sua arte, sem ambições vazias de primeiro serem descobertas para então criar um público, talvez se mais bandas tivessem a ousadia de se fazer conhecer e se auto divulgar de uma forma tão simples e honesta, talvez tivéssemos dias mais divertidos e inusitados e poderíamos, eventualmente, topar com gratas surpresas, como a que eu tive em uma prosaíca e fria tarde de domingo.

 

"Digitales":Banda disco-rock con diversos efectos que lo llevan a sonar algo electronico.Fue formada en enero del 2008 por Pablo Mendez y Cristian Kiffer,quienes produgeron el primer disco en forma independiente llamado DIGITALES 2008 acompañados por Roland R8 programada y producidas por ellos mismos,ya en Abril del mismo año se suma a la banda Nicolas Moyano en bateria para quedar como musico estable de la banda,con esta formacion se presenta en vivo todos los Martes y Jueves en Pnal. Florida y Dnal. Norte a las 19:30hs. y los Domingos en Recoleta (Junin-V.Lopez)16hs.lugares donde pueden adquirir el disco.

Blog da banda


Album: Los Digitales- 2008

A Fúria de Robert Smith



Depois do Piti de Morrissey contra o lançamento da enésima coletânea do Smiths, dessa vez foi Bob Smith quem andou se estressando com as gravadoras. O Motivo, no caso de Mr Bob, não foi algum lançamento (teóricamente) caça níqueis, mas o preço com que o site ITunes vendeu o novo EP da The Cure, "Hypnagogic States",

O EP, que inclui remixes dos singles que a banda editou este ano (em antecipação ao novo álbum)  está sendo vendido por £7,99 no iTunes britânico.

Smith publicou uma nota enfurecida no site oficial da banda, dizendo: "Por favor, não comprem o EP Hypnagogic States no iTunes por £7,99. É um absurdo"

Abaixo, a transcrição do email que ele enviou à sua gravadora:

"Caro, estou desesperado novamente. O Hypnagogic States está agora no iTunes britânico... Cinco faixas por £7,99? Que merda é esta? E o pacote não inclui a música extra (remix  do 65DOS de "The Only One"). Ou seja, podem comprar os quatro remixes do 30STM/AFI/MCR/FOB individualmente por 79p cada... Mas só recebem o remix de "Exploding Head Syndrome" do 65DOS dos quatro singles se pagarem £7,99 pelo "álbum"... Quem é que não se vai sentir completamente roubado por pagar £4,83 pelo remix do 65DOS? Isto não é a merda de um álbum! É um EP de cinco faixas e é suposto receberem gratuitamente uma faixa extra (remix do 65DOS de "The Only One") se comprarem o EP e é suposto custar menos se comprarem como EP de cinco faixas que se comprarem as cinco faixas individualmente... Foi isso que foi combinado. Isto está muito errado. Estou mesmo desesperado. Porque é que é tão incrivelmente difícil fazerem uma coisa como deve ser? Por favor corrijam isto agora".

Sobre o fato da venda do albúm ser revertida para a Cruz Vermelha, Robert declarou ainda:

"É fabuloso o dinheiro ir para uma boa causa, mas, por favor, comprem só este EP de cinco faixas no iTunes quando estiver disponível por £4,00 ou menos e tenham direito ao remix gratuito"

o novo álbum do The Cure, chamado "4:13 Dream",será lançado No próximo dia 28 de outubro através da Universal .

Pearl- Chapterhouse

My Sweetest memories from 90's

The Comsat Angels


Ao lado do The Sound, uma das bandas mais injustiçadas pela história do Pós Punk oitentista foi o The Comsat Angels. E aqui a injustiça não foi, como no caso do The Sound, pela falta de reconhecimento. Talvez tenha sido até um pouco pior.

Incluída na trilha sonora do filme "Academia de Gênios" (Real Genius),um filme com temática adolescente que vira e mexe passava na sessão da tarde, a banda ficou restrita a essa referencia, a despeito dos geniais albums Waiting for a Miracle (1980) ,Sleep no More (1981) e Fiction (1982).

A  banda ,originaria de Sheffield, Inglaterra, iniciou a carreira sob o nome de Radio Earth. Após uma desastrosa abertura de  um show da banda Pere Ubu,em Newcsatle, Inglaterra, perceberam que algo (ou tudo) poderia ser repensado, a começar pelo nome.

Tomaram então emprestado o título de um conto do autor inglês (nascido na china) J.G Ballard, mais conhecido no Brasil por ter tido sua biografia "Império do Sol", levada ao cinema por Steven Spilberg em 1987, com um Cristian Bale no auge dos seu 12 anos interpretando o autor.

Gravaram em 1979 um EP , intitulado de Red Planet, que caiu nas mãos do icônico e onipresente DJ Inglês Jhon Peel, responsável pela descoberta de praticamente tudo de bom e de ruim no período compreendido entre o fim dos anos 60 até os anos 90.

Após assinarem contrato com a Polydor para a realização de três albúms ,se viram no meio de um impasse da gravadora, que simplesmente não sabia como manejar a carreira da banda, resultado de um contrato que permitia liberdade criativa à mesma.

Após o sucesso de Independence day  -Música cuja bateria soa estranhamente parecida com a de Soldados, do primeiro disco da Legião Urbana- A banda seguiu abrindo shows para o Gang of Four .

E aqui cabe um parágrafo:
-No Brasil do início dos anos 80, encontrar material recente de qualquer banda que não estivesse no topo das paradas era uma atividade hercúlea, que exigia bastante grana e também os contatos certos e as bandas de Brasilia daquele período possuiam ambos, fazendo com que o Comsat se tornasse uma das pricipais influencias daquelas bandas, como Legião e Plebe Rude.-

Em 1983 , com o fim do contrato com a Polydor a banda assinou com o selo Jive e prouz "Land", dando início a uma seuqencia de albuns irregulares, como 7 Day Weekend  de 1985 e Chasing Shadows de 1986, este já na Island Records.

A banda continuou na ativa até 1995, quando lançou o pesado The Glamour, seu último disco.

O forte da produção da banda, no entanto, está concentrado no período compreendido entre 1980 e 86.

Para que você conheça um pouco mais da banda (e faça a devida comparação com a música da Legião) de uma olhada no clipe abaixo.

Saudações Centaurinas!!

Sinal dos Tempos


Um dos eventos mais marcantes do início desta Década foi sem dúvida a criação dos compartilhadores de arquivos. Se hoje o Napster parece pré histórico, a revolução que ele iniciou e  disseminou nos anos seguintes não tem precedentes históricos, talvez algo que se aproxime disto tenha sido a criação dos primeiros registros fonográficos, que tiraram a música dos imponentes teatros e  salões e a instalou confortavelmente na sala ou quarto da casa de cada um. Após a derrocada do Napster, inúmeros substitutos surgiram para ocupar a vaga deixada pelo pioneiro.

Kazaa, Lime Wire, Imesh, Soulseek ,Torrents, todos deram sua contribuição para socializar a  música ( e os vídeos, e os ebooks e ...enfim)

O contraponto legal a isto é que o conceito de pirataria, antes engessado a um formato de distribuição como vinil ou CD se amplificou e dissipou com a mesma intensidade.

Afinal, de que se trata específicamente o termo em 2008?

a comercialização de arquivos protegidos por direitos autorais sem a devida autorização é o conceito fundamental onde se pode enquadrar a pirataria. Mas e o compartilhamento de arquivos?

Onde enquadrar quem, por exemplo, envia um email para um amigo contendo uma rara gravação de Coltrane?

Quem enquadrar quando em um site qualquer há um link disponível para baixar esse ou aquele arquivo, um lançamento ou uma raridade ou mesmo um album que jamais fora lançado?

Toda a perseguição a quem baixa e a quem disponibiliza arquivos pode ser infrutífera se não caracterizar comercialização.

e comercialização aqui se enende como alguém que obtem vantagens financeiras sobre a venda de um produto ilegal, protegido.

A aquisição dos formatos de mídia vigentes vem caindo ha bastante tempo , caindo tanto que a tendencia para a próxima estação é a ressurreição dos discos de Vinil, algo que virtualmente é impossível copiar e cujas vantagens sonoras são defendidas ferrenhamente não somente pelos saudosistas, mas também por algumas gravadoras.

O fato é: estamos diante de uma nova etapa na guerra entre gravadoras e desenvolvedores de softwares de compartilhamento.

Não há uma maneira eficaz de proibir o compartilhamento de arquivos para uso pessoal, qualquer um com uma conexão com a internet e espaço no HD virtualmente é capaz de ter acesso a qualquer arquivo que deseje, bastando para isso pouco mais que dois cliques .

No início desta década, um dos inimigos mais ferrenhos dos compartilhadores de arquivos atendia pelo nome de Lars Ulrich,baterista do Metallica. E a guerra que ele travou ao Napster terminou sendo tão infrutífera quanto a resistência ao envolvimento de seu grupo com a internet.

Durante as entrevistas de lançamento do novo album do Metallica ,"Death magnetic", Ulrich andou surpreendendo o meio musical com declarações como : "se o negócio está vazando no mundo inteiro hoje ou amanhã, que sejam felizes."

Em entrevista à rádio Live 105, de São Francisco, ele definiu bem este novo panorama que se apresenta: "Estamos em 2008 e isso é parte dos dias de hoje"

Vindo de alguém que defendeu com unhas , dentes e tudo mais o que estivesse a mão os direitos autorais de sua banda, a declaração que poderia causar estranheza se proferida a uns 3 anos atrás, trás embutida um clara constatação, um evidente sinal dos tempos.

A música é um produto que pode ser comercializado em diversos formatos, a socialização dela é uma forma de divulgação e este  padrão , pelo menos por enquanto, foi a forma escolhida por quem consome este produto, porém, de maneira inédita na história, sem a participação de grandes corporações e sem grandes e milonárias estratégias de divulgação. A socialização da música resgatou talvez a principal razão da mesma existir: agradar e despertar emoção sincera em quem a busca.


Abaixo o primeiro vídeo do novo álbum albúm do Mettalica: "The Day That Never Comes"