Ao lado do The Sound, uma das bandas mais injustiçadas pela história do Pós Punk oitentista foi o The Comsat Angels. E aqui a injustiça não foi, como no caso do The Sound, pela falta de reconhecimento. Talvez tenha sido até um pouco pior.
Incluída na trilha sonora do filme "Academia de Gênios" (Real Genius),um filme com temática adolescente que vira e mexe passava na sessão da tarde, a banda ficou restrita a essa referencia, a despeito dos geniais albums Waiting for a Miracle (1980) ,Sleep no More (1981) e Fiction (1982).
A banda ,originaria de Sheffield, Inglaterra, iniciou a carreira sob o nome de Radio Earth. Após uma desastrosa abertura de um show da banda Pere Ubu,em Newcsatle, Inglaterra, perceberam que algo (ou tudo) poderia ser repensado, a começar pelo nome.
Tomaram então emprestado o título de um conto do autor inglês (nascido na china) J.G Ballard, mais conhecido no Brasil por ter tido sua biografia "Império do Sol", levada ao cinema por Steven Spilberg em 1987, com um Cristian Bale no auge dos seu 12 anos interpretando o autor.
Gravaram em 1979 um EP , intitulado de Red Planet, que caiu nas mãos do icônico e onipresente DJ Inglês Jhon Peel, responsável pela descoberta de praticamente tudo de bom e de ruim no período compreendido entre o fim dos anos 60 até os anos 90.
Após assinarem contrato com a Polydor para a realização de três albúms ,se viram no meio de um impasse da gravadora, que simplesmente não sabia como manejar a carreira da banda, resultado de um contrato que permitia liberdade criativa à mesma.
Após o sucesso de Independence day -Música cuja bateria soa estranhamente parecida com a de Soldados, do primeiro disco da Legião Urbana- A banda seguiu abrindo shows para o Gang of Four .
E aqui cabe um parágrafo:
-No Brasil do início dos anos 80, encontrar material recente de qualquer banda que não estivesse no topo das paradas era uma atividade hercúlea, que exigia bastante grana e também os contatos certos e as bandas de Brasilia daquele período possuiam ambos, fazendo com que o Comsat se tornasse uma das pricipais influencias daquelas bandas, como Legião e Plebe Rude.-
Em 1983 , com o fim do contrato com a Polydor a banda assinou com o selo Jive e prouz "Land", dando início a uma seuqencia de albuns irregulares, como 7 Day Weekend de 1985 e Chasing Shadows de 1986, este já na Island Records.
A banda continuou na ativa até 1995, quando lançou o pesado The Glamour, seu último disco.
O forte da produção da banda, no entanto, está concentrado no período compreendido entre 1980 e 86.
Para que você conheça um pouco mais da banda (e faça a devida comparação com a música da Legião) de uma olhada no clipe abaixo.
Saudações Centaurinas!!
0 comentários:
Postar um comentário