RIP Vic Chesnutt (Nov.13, 1964- Dec. 25, 2009)

 

O cantor e compositor norte-americano Vic Chesnutt morreu aos 45 anos na tarde desta sexta-feira (25), informou um comunicado publicado no site da gravadora Constellation Records.

Várias publicações chegaram a noticiar o seu falecimento, retirando mais tarde dos seus sites essas mesmas notícias.

A morte acabou por ser confirmada, entretanto, pela Constellation Records, gravadora para a qual Vic Chesnutt gravara os últimos trabalhos.

Ele estava cercado por amigos e familiares, e a morte foi confirmada às 14h59 (17h59, em Brasília), na cidade de Athens, estado da Geórgia.

"Nos poucos anos que o conhecemos pessoalmente, Vic transformou nossa noção do que caráter verdadeiro, graça e determinação significam. Nossa tristeza é inexpressável e a ausência de Vic, incalculável", diz a nota assinada pelos sócios da gravadora indie.

Chesnutt, que ficou paraplégico aos 18 anos após um acidente de carro, foi descoberto no final da década de 1980 na cena musical de Athens por Michael Stipe, vocalista do R.E.M., que produziu seus dois primeiros discos. Durante a carreira, colaborou com artistas como Lambchop, Elf Power, Van Dyke Parks e Godspeed You Black Emperor.

O músico estava em coma desde a noite de quinta-feira, segundo uma primeira nota publicada pela Constellation Records.
De acordo com relatos de Kristin Hersh, cantora e amiga pessoal de Chesnutt, publicados no twitter na noite de quinta, ele teria tentado se matar. “É isso o que eu posso dizer agora, mas ninguém sabe muito (sobre o que aconteceu): outra tentativa de suicídio, (ele) parece mal, coma – se ele sobreviver, é possível que tenha sequelas”, escreveu Hersh em uma das mensagens.

A ex-Throwing Muses - a primeira a dar conta do estado grave de Vic Chesnutt - criou um site para ajudar a família do músico:  http://kristinhersh.cashmusic.org/vic/

Durante a madrugada de sexta-feira alguns sites norte-americanos (incluindo o Pitchfork e a versão on-line da revista “Billboard”) confirmaram a morte de Chesnutt, mas acabaram desmentindo a notícia por falta de fontes.
Em 1996 foi lançado o tributo “Sweet relief II”, com renda revertida ao fundo Sweet Relief, que auxilia músicos com problemas de saúde. No disco, artistas como Madonna, R.E.M., Smashing Pumpkins, Soul Asylum e Live cantam músicas de Chesnutt.

Autor, só em 2009, de dois álbuns ( “At The Cut” e “Skitter on Take-Off” ), Vic Chesnutt deixa a mulher, Tina Chesnutt, uma irmã e nove sobrinhos. (Blitz)

Uma nota triste no fim de 2009!

Echo na Íntegra!

Ian McCulloch, vocalista do Echo And The Bunnymen, revelou que gostaria de tocar ao vivo, na íntegra, os dois primeiros álbuns lançados pela banda: "Crocodiles", de 1980, e "Heaven up here", de 1981. As informações são do jornal inglês New Musical Express.

"Seria uma bela aula para aqueles que nunca estiveram em uma banda tão boa quanto a minha. Estes discos são requisitos básicos para quem quer fazer parte de qualquer conjunto de rock", disse o cantor — que está em turnê com a banda pela América promovendo o novo álbum "The fountain" —, ao site da revista Spinner.

Esta não seria a primeira vez que o Echo And The Bunnymen tocaria discos de carreira ao vivo, na íntegra. Em 2008, a banda de Liverpool já havia executado o álbum "Ocean rain", de 1984, durante uma turnê.

Fonte:G1