Trisomie 21- Black Label

 T21-BlackLabel_300

Para mim é muito difícil começar algum texto sobre alguma banda que conheci até metade da década de 90 sem citar o programa radiofônico “Novas tendencias”. Mais complicado ainda é falar de  bandas que marcaram boa parte de minha adolescência sem que tivesse ao menos uma referencia visual das mesmas. Uma dessas bandas chama-se Trisomie 21, e durante, acredito, 1990 até 1992, tinha uma fita K7 com  duas músicas deles que não saia do meu walkmen (alguém lembra o que é isso? ) .

Enquanto eu procurava  sem sucesso maiores informações nas revistas que tinha acesso (Tipo…Bizz) ,havia  um amigo mais velho, que morava em Recife e tinha acesso a muita material, coisas do selo 4AD , lançados no Brasil pela finada gravadora stilleto, como Cocteau Twins, Dead can Dance, Wolfgan Press, Organization For Fun,  música eletrônica, Pós Punk (ou dark, para usar um termo do período), enfim, alguém que já ouvira falar na tal T21, mas que para minha infelicidade, não tinha sequer uma fitinha gravada!!!

Até onde sei, a banda não tinha discos lançados no Brasil  e suas músicas eram figurinha fácil nas baladas do Madame Satã, na distante (de Natal) São Paulo dos anos 80.

Aí Deus inventou a internet ,os programinhas de Download, a banda larga  e , uma década e qualquer coisa depois, o Youtube. Ok, já não tinha mais 15 anos e nem grandes obsessões por alguma banda específica - deixei disso quando ficou fácil achar bandas como..Trisomie 21, na internet – mas corri atrás do prejuizo, tentando ver e ouvir tudo o que podia, aquela estórinha de preencher lacunas da memória afetiva, lembrar das baladinhas teens e tals.

Então , dando uma escutada em alguma estação de rádio virtual, surge aquela música daquela banda que você ouvia em seu walkmen lá em 1990 (e 91, 92…) e junto com ela, um turbilhão dessas lembrancinhas citadas no parágrafo anterior. Aí você vai lá no Google e digita o nome da dita cuja e para sua surpresa, descobre que ela acaba de lançar um disco e de repente, por algum fenômeno inexplicável,  você tem a impressão de ter novamente 15 anos, naturalmente, com alguns recursos impensáveis em seus 15 anos reais, como a internet ,os programinhas de Download, a banda larga  e o Youtube…

Você descobre que o album, chamado “Black Label” é o 14º álbum da carreira do grupo, foi lançado pelo selo alemão Chrome Music, (responsável pelos albuns de outra banda cássica do período, o Front 242) e, o melhor de tudo, não soa como algo datado, é um disco do Trisomie 21 perfeitamente integrado à cena atual, sem grandes inovações, sem concessões comerciais, mais bem gravado, é verdade e é  um grande disco !

Mas de repente seu celular toca, você olha para o relógio no canto inferior direito da tela do seu computador e vê que está na hora de ir para o trampo, passa as músicas para seu Ipod e corre para não perder a hora, mas passando por algum espelho, de relance, tem a estranha impressão de ter visto um garoto de 15 anos segurando um walkmen e sorrindo.

0 comentários: