Jesus & Mary Chain

Ao lado do Smiths, Cure, Echo & the Bunnymen e Siouxsie and the banshees, o Jesus & Mary Chain desempenhou papel fundamental na catequização musical da garotada que cresceu nos anos 80.                A banda, que extraia belas melodias entre microfonias ensurdecedoras, também se notabilizou por um comportamento algo pitoresco em sua relação entre sí mesmos e entre a platéia.

O que os irmãos Gallangher na década seguinte incluíriam no pacote de suas aparições ao vivo e no trato com jornalistas já era intensamente praticado pelos irmãos Reid desde sua estréia, em 1984: Mal humor, respostas lacônicas e polêmicas,agressividade tudo isso fazia parte da receita Jesus & Mary Chain de como tratar fãs e imprensa. Porém, apesar do destempero, o que prevalecia era a música, era o regate de  elementos incompreendidos, o ruído levado ao extremo,como  um Velvet Underground no limite da abstração. Se Psychocandy, de 1985 soava como um album estranho, melodicamente estruturado a partir de  incompeensíveis paredes de microfonia e barulhos diversos,  o segundo albúm, Darklands, de 1987,deixava  transparecer a beleza melódica, o elemento pop, quase radiofônico, de uma beleza singular e única.

A aspereza sonora da banda se perpetuou até 1998, quando encerraram as atividades, não sem antes deixar séquito, perpetuando uma trilha que eles mesmos inauguraram ao se declararem seguidores do Velvet Underground.

My Bloody Valentine, Ride, Primal Scream, não é difícil identificar os elementos disseminados entre os imãos Reid até em bandas com Pixes (que regravara Head On) e , mais recentemente no Black Rebel Motorcycle Club e mesmo no Interpool.

Renascidos na grande tsunami de revivals de velhas bandas (e de bandas velhas também) ocorrida no ano passado, o J&MC voltaram a fazer shows, alguns deles memoráveis, como no Coachella Festival, na Califórnia, que contou  com a participação da atriz Scarlett Johansson, no vocal de apoio na canção "Just Like Honey".

A banda se apresenta no Brasil em 8 de novembro, dentro da programação do Planeta Terra, em São Paulo. Não será a primeira experiencia na banda por aqui (eles estiveram no país em 1990) e prometem uma apresentação para fãs de todas as épocas, mesclando músicas de todos os albuns e fases da banda.

Um prato cheio para fãs e saudosistas do melhor legado dos anos 80.

Abaixo o clipe da clássica April Skies, do clássico albúm Darklands:

1 comentários:

  Anônimo

11:02 AM

ler todo o blog, muito bom