Joy Division by Grant Gee




Documentário lançado este ano e dirigido pelo Britanico Grant Gee, que em 1998 dirigiu o documentário Meeting People Is Easy sobre a exaustiva turnê que sucedeu o lançamento do genial Ok Computer, do RadioHead

Gee é diretor de cinema e residem atualmente em Brighton. Inglaterra.
No início da década de 1990 , trabalhou na Zoo TV Tour, do U2, e colaborou com o experiente diretor e filmmaker Mark Neale (cujo vídeo de Stay do U2, dirigido em parceria com Win Wenders lhe rendeu uma indicação para o MTV Awards de 1994) em vários projetos ,através da produtora Britanica Kudos Production, entre eles "The Memory Palace", um projeto experimental multi-midia, combinando filmes e perfomances ao vivo para a Expo 92.

Em 1996, dirigiu um curta de vinte e sete minutos encomendado pela banda Spooky para o lançamento do álbum " "Found Sound". O filme foi exibido em um ciclo contínuo fora do Centro Georges Pompidou, em Paris, como parte da sua reabertura.

o documentário, simplesmente chamado “Joy Division”, examina a história da banda e exibe cenas inéditas do grupo ao vivo, ensaios e reproduz fotos pessoais dos ex-integrantes,trazendo entrevistas com Tony Wilson, dono da gravadora do grupo, Factory Records, morto no ano passado, com os membros do grupo e com Annik Honoré, a jornalista belga com quem Ian Curtis teve um caso.
O baixista Peter Hook comentou que o documentário seria “resposta perfeita” ao filme “Control”, de Anton Corbijn, no entanto as diferenças entre o documentário e o filme são meramente uma questão de abordagem.

Enquanto o documentário procura desmistificar o cantor através de uma abordagem mais humanista, o filme, adaptado do livro biográfico de Deborah Curtis, esposa de Ian, só contribui para o aumento da lenda.

Outra difereça entre os dois é que enquanto Control apresenta uma narrativa mais romanceada e universal ,Joy Division , com descrições detalhadas de gravações e outros pormenores de sua curta carreira, será melhor apreciado para quem já tem algum conhecimento prévio da banda
O Documentário, dividido em 4 partes, teve as legendas originalmente traduzidas para o português da versão sueca, o que, em alguns casos, pode dificultar a compreensão (no caso do seu inglês não ser assim, uma Brastemp)

para baixar, clique nos links abaixo:

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4

1 comentários:

  Anônimo

9:21 PM

Assisti Control e agora enjoy: division multiplicado. Fazia tempo que não vinha por aqui e é sempre muito bom essa toca de idéias...