The Chills

 

A primeira vez que topei com o The Chills foi ainda na década de 90, através de um cover do house of Love para Pink Frost, do albúm Kaleidoscope World, de 1987

A banda Neozelandeza foi formada em 1980 pelo cantor e compositor Martin Phillipps ,sua irmã Rachel Phillipps e Dodd Jane no baixo após o fim de sua banda punk, chamada The Same.

O The Same foi formada em 1978 e foi conteporanea de bandas punk Neozelandesas com alguma repercussão, como Dunedin Toy Love e The Enemy . A banda, além de Phillips, era formada por Craig Easton, Paul Baird, Jeffrey Batts e Propsting Gaynor.

O The Chills foi um dos principais represantantes do que que ficou conhecido como Dunnedin Sound,

movimento surgido na cidade de Dunnedin, NZ, no final dos anos 70, cuja sonoridade das bandas tinham características em comum com uso de efeito "jingly jangly" nas guitarras, linhas de baixo e bateria bem marcadas e uso constante de teclados, algo muito próximo da sonoridade indie Pop que surgiria entre o fim dos anos 80 e o início dos 90, através de bandas como Teenage fanclub e os já citados House of Love.

O The Chills se caracterizou ainda pelas mais de 20 diferentes mudanças de line-up ao longo de sua carreira, com Martin Phillipps como o único membro constante. Ao longo dos anos, os membros da banda  tem incluído Peter Gutteridge, Alan Haig, Fraser Batts, de Terry Moore , Martyn Bull, Peter Allison,David Kilgour , Steven Schayer, Martin Kean , Justin Harwood , Caroline Easther, Jillian Dempster, entre outros. Vários desses músicos aproveitaram a experência no The Chills como trampolim para carreiras promissoras, e passaram a obter reconhecimento em bandas que vão desde o Verlaines ao Luna .

A constante troca de pessoal é considerada um dos  fatores para a falta de "consistencia" da banda e ficou conhecida no cenário da música local como "a maldição do Chills". Ela atingiu o seu caso mais extremo com a gravação do álbum Sunburnt na Inglaterra. Uma vez que dois membros da banda tiveram a entrada recusada no Reino Unido e  músicos substitutos tiveram que ser recrutados na última hora ( Dave Mattacks e Dave Gregory do XTC tocaram baixo e bateria no álbum).

Outra razão para os altos de baixos da banda foi a saúde de Martin Phillipps,que durante maior parte da década de 1990, sofreu os efeitos de uma hepatite decorrente de seus problemas de toxicodependência. Nos últimos anos,no entanto, sua saúde tem melhorado conforme  seus vícios são deixados para trás e a banda voltou a ensaiar e compor pela primeira vez em muitos anos.

A primeira aparição da banda foi em 1982, como uma das 4 bandas convidadas pelo selo Flying Num records para fazer parte do Dunedin Double EP,logo, os singles passaram a chamar a atenção do público como "Kaleidoscope World" e "Rolling Moon", mas em 1984 a canção "Pink Frost"( aquela regravada depois pelo House of Love), os levou pela primeira vez à parada de sucessos em sua Nova Zelandia natal. "Pink Frost" foi gravado pelo The Chills , à época,  como um trio contando com: Martin Phillipps, Terry Moore e Martyn Bull em Auckland no Studio LAB, produzida por Doug Hood, teve bateria adicionada posteriormente no Studio Point, em Londres, na Inglaterra, por Andrew Edge .

Em seguida , obtiveram outro sucesso com "Doledrums", e depois o reconhecimento internacional com hit "I Love My Leather Jacket",todas do supra citado albúm "Kaleidoscope World" gravado no estúdio Point, por Danny Hyde .  "I Love My Leather Jacket" foi dedicado mais tarde ao antigo baterista, Bull, que tinha doado o referido item de vestuário para Phillipps em seu testamento.

a morte Bull (de leucemia ) levou o  Chills a mudar temporariamente seu nome para A Wrinkle in Time, pois  Phillipps, inicialmente, não estava disposto a continuar a manter um nome associado com o seu falecido amigo. A mudança de nome foi breve, embora tenha se apresentar ao vivo, sob o nome alternativo. Apesar disto, nenhuma gravação foi registrada  com este pseudônimo .

Apesar do sucesso dos singles, a banda só lançou o sucessor do primeiro albúm em 1987,intitulado Brave Words . Durante o final dos anos 80 e início dos anos 90 foram lançados outros álbuns como Soft Bom e Submarine Bells e mesmo uma compilação precoce de singles, até a separação da banda 1993.

Durante este período em que a banda produziu seus três principais álbuns, lançaram canções memoráveis como "submarino Bells" e "Rain", assim como seu maior hit, intitulado "Celestial Pop Hit"do albúm Submarine Bells, de 1990 .

Três anos mais tarde, a banda reformada (sob o nome de Martin Phillipps and The Chills) lançou mais um álbum, mas logo em seguida  a banda se separou novamente e Phillipps partiu para a carreira solo,tendo  também participando da banda  Heavy Eights, de David Kilgour, um dos fundadores da principal banda independente da Nova Zelandia, a sensacional The Clean .

O Chills retornou novamente em 2003, e desde então vem trabalhando em novas músicas, algumas delas lançadas em um mini-álbum, Stand By PE, em 2004.

Site da banda:http://www.softbomb.com/