The Axis of Awesome e a Receita de fazer bolo

A banda Australiana The Axis of Awesome disponibilizou em sua página no My Space a receita de bolo mais famosa do mundo musical. De acordo com o tecladista Benny Davis, apesar deles usarem Mi, Si, Dó menor sustenido e Lá é possível toca-la em qualquer tom, usando os acordes I, V, VI e IV. Para demonstrar, compilaram em uma mesma música trechos de 35 faixas famosas que podem ser tocadas usando sempre os mesmos quatro acordes como base, e lista é grande e vai de Journey – “Don´t stop believing", passa por  Lighthouse Family – “High”, Red Hot Chilli Peppers – “Soul to squeeze”,Bic Runga – “Sway” , Ben Lee – “Cigarettes will kill you” , Maroon 5 – “She will be loved”, U2 – “With or without you”, "Crowded House – “Fall at your feet” ,Kasey Chambers – “Not pretty enough” ,Beatles – “Let it be” ,Red Hot Chilli Peppers – “Under the bridge”,Michael Jackson – “Man in the mirror” ,Elton John – “Can you feel the love tonight” ,Man At Work – “Down under”, Banjo Patterson – “Waltzing Matilda”  até chegar de forma hilária em Take on me , do A-Ha.

Para manter a canção em dia com as paradas, a banda adiciona músicas novas que usem os quatro acordes sempre que possível. A música foi criada por Davis em 2006, antes de entrar para o grupo, mas só depois de ganhar uma versão no YouTube mostrando todas as canções reunidas, tornou-se hit na internet, com mais de 600 mil acessos “Eu falava para os meus amigos que todas as músicas que eles gostavam eram parecidas entre si, e eles diziam que eu era o chato, depois eu toquei numa banda cover, e percebi que as músicas que a platéia pedia também eram todas parecidas. Quando eu compilei elas em ‘Four chords’ acho que as pessoas começaram a entender o que eu dizia” e acrescente, em relação a um possível processo por plágio:  “Nós só estamos fazendo uma paródia. E eu gosto de acreditar que esses artistas copiam tanto uns aos outros que ninguém teria coragem de processar a gente também”

Fonte: G1

Quando a Arte encontra a Estatística

O Artista Norte Americano Chris Jordan encontrou uma maneira inusitada -e impressionante- de unir duas áreas virtualmente icompatíveis, o abstracionismo da arte e a crueza dos números estatísticos. Utilizando dados de consumo dos Norte amenricanos, criou obras de arte para representá-los valendo-se, para isso, da matéria prima dos dados , o resultado vc confere abaixo  e no site do artista: www.chrisjordan.com

Representa 320.000 lâmpadas, igual ao número de quilowatts-hora de eletricidade desperdiçada nos Estados Unidos a cada minuto de utilização ineficiente de eletricidade residencial (fiação ineficiente , computadores no modo de stand by, etc.)

Representa 200.000 maços de cigarros, igual ao número de americanos que morrem em decorrencia do uso do cigarro a cada seis meses.

Isso é o que eu chamo de Arte engajada.

Sumo, Luca Prodan e o Rock Argentino

Existe uma história pouco conhecida no Brasil sobre o o ponto de ruptura do Rock Argentino, de tudo o que ele era e do que passou a ser, essa história passa invariávelmente por Lucan Prodan e sua banda: Sumo.

As raízes do Rock em solo portenho não são diferentes do desenvolvimento do gênero no resto do continete sul americano.

Ao final dos anos 50 , garotos influenciados pelo Rock’n’roll de Elvis, Chuck Berry, Little Richard e Buddy Holly decidiram formar bandas, no entanto, pelas características linguisticas do continente, assumiram influencias também de bandas de rock mexicanas, como Los Teen Tops, Los Blue Caps, and Los Locos del Ritmo, que faziam versões dos clássicos norte americanos em Espanhol.

Nos anos 60, enquanto o Brasil tinha a sua Joven Guarda, na Argentina havia talvez a primeira gande banda de sucesso local, Los Jets, que faziam algo muito parecido com que a Jovem guarda propunha no país, recriar clássicos dos Beatles para consumo local. No entanto, dois momentos distintos definiram a vocação do país como celeiro de grandes bandas, o primeiro movimentos, chamado Nueva cancion, surgiu quando influenciados pela música folk britanica, jovens portenhos assimilaram música dos pampas e country music para criar um importante pilar do desenvolvimento de uma musicalidade própria .

O segundo movimento, denominado a invasão uruguaia, ocorreu quando bandas uruguaias influenciadas por Beatles ,Stones e The Who e cantando em Inglês assinaram contratos com selos argentinos e cruzaram o rio prata, passando a se apresentar em programas de TV locais. Nos anos 70, seguindo a tendencia do que acontecia no resto do mundo, o Rock progressivo e o Heavy metal também trouxeram movimentos importantes para a música daquele país. Porém foi entre os fim dos anos 70 e início dos anos 80, com advento da guerra das malvinas, que o rock argentino como o conhecemos passou a definir suas feições, e ninguém foi tão importante e venerado naquele período quanto o Italiano Luca Prodan e sua banda, Sumo.

Prodan havia vivido na Escócia nos anos 70, onde, segundo o mesmo, teria estudado com o príncipe Charles , presenciado o nascimento do Dub Jamaicano e participado das origens do movimento punk, tendo tornado-se amigo de Ian Curtis, cuja morte o abalara profundamente, além disso, tornou-se dependente de heroína, vício que tentou livrar-se mudando para a Argentina e posteriormente formando a banda que definiria o rock local.

Os shows do Sumo eram eletrizantes e as letras, algumas em inglês, causavam controvérsia, uma vez que a guerra contra a Inglaterra pelas ilhas malvinas (Falklands) havia produzido uma espécie de censura sobre tudo o que era produzido neste idioma.

O primeiro registro da banda chama-se "Corpiños en la madrugada" gravado em fita de cassette e com distribuição limitada .

Em 1985 gravaram seu primeiro disco "oficial" ,"Divididos por la Felicidad" ,em uma relação com o nome do Joy Division, grande influencia de Prodan, assim como o reggae de Bob Marley e também funk e post punk. O principal hit do albúm foi "La rubia tarada".

Em 1986 gravaram "Llegando los monos", segundo disco com influencias de ska e hardcore, mas sem abandonar a estética post punk. Algumas músicas se tornaram clássicas como "Estallando desde el océano", "El ojo blindado" e "Nextweek". Deste disco saiu o hit "Los viejos vinagres". No mesmo ano, realizaram um concerto épico no Buenos Aires' Obras Sanitarias onde se consagraram como uma das bandas mais provocativas do período.

Em 1987 gravaram seu terceiro e último disco: "After Chabón" album em que demonstram grande maturidade musical, como no caso da canção "Mañana en el Abasto" onde Prodan descreve uma visão particular e emotiva de um bairro típico da Capital Federal, Buenos Aires.

Prodan foi encontrado morto em sua casa em uma terça feira, 22 de dezembro de 1987, dois dias depois de seu último show , no Club Atlético Los Andes onde compareceram cerca de 500 fãns.

Estava sobre a cama, em posição fetal e com um sorriso no rosto, tinha 34 anos. Sua morte precipitou o fim do rock bonairense pos-malvinas. Segundo os médicos, havia morrido de cirrose, existem ainda outras versões, como ataque cardíaco e mesmo overdose.

Sua morte tornou-o um mito do rock argentino, o careca responsável pela banda argentina mais carismática, original e poderosa até hoje. Uma história parecida com tantas outras  mas cujas circunstancias finais  se assemelham bastante com o trágico fim de um outro mito, este, Brasileiro: Raul Seixas.

White Stripes & Doves, Mais Retornos

Toda boa banda tem início , meio e fim, algumas, as vezes, tem recaídas e retornam, por razões diversas, seja saudosismo, finanças ou até mesmo para dar continuidade a projetos inacabados, o fato é que esta década talvez fique marcada como a década do retorno, quando um grande número de bandas, do Led Zepellin ao Police -para ficar só nos medalhões- decidiram ressurgir das cinzas.

O mais recente retorno é o dos White Stripes.

A dupla,que não se apresentam juntos desde setembro de 2007, quando toda a turnê de divulgação do álbum Icky Thump foi cancelada devido a problemas de saúde de sua baterista fará uma participação especial no último programa Late Night with Conan O'Brien, que será realizada já no próximo dia 20.

Durante esse intervalo Jack vinha excursionando com seu projeto paralelo, a banda Raconteurs, e trabalhando com outras parcerias.

Outro aguardado retorno é o da banda inglesa Doves, cujo próximo album "Kingdom Of Rust" será lançado no dia 06 de abril, já é possível,através do site oficial do grupo,baixar a música "Jetstream".

 

Tutto ciò che siamo è il risultato di ciò che abbiamo pensato

Saudações Centaurinas

Oasis , Alex Turner, Josh Homme e o Início do ano

O Oasis prepara o lançamento de "Falling Down", como o terceiro single para o mais recente "Dig Out Your Soul" e ao lado do 
 Last Shadow Puppets lidera as indicações de uma primeira votação dos leitores dos Prêmios da NME, cujos vencedores serão conhecidos no dia 25 de Fevereiro..
Mas nem tudo são flores para os irmãos Gallanger,  o Oasis encontra-se  ainda indicado na pouco desejável categoria de Pior Banda...

Enquanto isso, Alex Turner, o líder do  Last Shadow Puppets e também do  Arctic Monkeys  adiantou a uma publicação australiana que o novo álbum da banda está em estado avançado de composição,O sucessor de "Favourite Worst Nightmare" deverá estar pronto no meio do ano, mas Turner não confirma uma data para a edição: "78% está completo, tenho estudado frações... dois terços. Estou muito contente com ele".
O novo material está sendo testado ao vivo na mini-turnê que a banda está fazendo na Austrália.

Ainda sobre este trabalho, Josh Homme, vocalista do Queens of the Stone Age, falou recentemente a um programa da BBC sobre o trabalho que está desenvolvendo com o Arctic Monkeys .

O músico e provável produtor do terceiro álbum de estúdio da banda disse: "Foi fantástico. Passamos maior parte do tempo em Joshua Tree e foi muito bom estar lá e vê-los ficarem loucos".
No final de 2008, Alex Turner havia revelado em entrevista, que em 2009 poderia lançar dois discos: o terceiro dos Arctic Monkeys e o segundo do Last Shadow Puppets.

É o ano começando...