Washington acha engraçado teu Inglês, Please Come Back!



Existe um séquito de seguidores do Fellini, banda alternativa brasileira do anos 80. Um grande número de ouvintes que ,como eu, descobriu a sonoridade cool da banda ainda umas 2 décadas atrás e agregou à trilha sonora de suas vidas os clássicos o Adeus de Fellini , Fellini só vive 2 vezes, Tres lugares diferentes, Amor Louco , Amanhã é tarde e o póstumo Posta Restante.
O que faria do Fellini uma banda tão influente , mesmo nunca tendo participado de grandes festivais, nunca ter tido clipe no fantástico e nem mesmo assinado com uma grande gravadora não chega a ser um mistério indecifrável.
Quando surgiram, a cena paulistana emulava ecos do Punk e do Pós Punk Inglês, era a década de 80, e , apesar da disseminação das gravadoras independentes mundo afora (pelo menos no mundo competitivo) por aqui a estrutura dessas gravadoras era precária e restrita.
Haviam as Mercenárias, o Cabine C , Akira S e as garotas que erraram, o Vzyadoq Moe, e toda uma leva de bandas alternativas, independentes, que recebiam criticas elogiosas da BIZZ às suas quase obras primas.
Boa parte dessas bandas era formada por jornalistas da revista.
O que reduzia sensivelmente a credibilidade das críticas, ainda que algumas dessas bandas fossem realmente inovadoras , mas a grande maioria simplesmente repetia clichês do rock que se fazia la fora e que não chegava aqui por fatores óbvios, como os comerciais, por exemplo.
O Fellini também era formado por jornalistas, que eventualmente contribuiram com a Bizz, mas tinham um diferencial, um algo mais que nenhuma dessas supra citadas bandas tinha pensado, uma Brasilidade estudada.
O Primeiro disco, ironicamente intitulado O Adeus de Fellini, traz o que talvez possa ser considerado um semi hit, ou a musica mais conhecida banda, Rock Europeu :Você nem imagina o que você não conheceu, agora é tarde, é tarde e meu saco já encheu!
O Fellini associou elementos de MPB e samba a clichês do Rock assimilados por seus contemporâneos, e , apesar da precariedade das gravações se infiltrou no mainstream de forma discreta, não a ponto de ser reconhecido, mas a ponto de ser citado como influencia de bandas revolucionarias com Chico Science & Nação Zumbi.
O Pulo do gato deu-se em Amor Louco, disco gravado em 16 canais, contra os 4 canais dos álbuns anteriores, onde a banda assumia de vez sua brasilidade em um disco clássico e inequívoco.
Chico Buarque Song e Love ‘Till the Morning tornaram-se clássicos instantâneos.
Apos longo hiato a banda lançou o tardio Amanha e tarde,e depois, por MP3, através da comunidade mantida no orkut, uma coletânea de sobras de estúdio chamada Posta Restante.
Os Projetos dos integrantes da banda servem ainda hoje para acalentar noites frias , minimizar a falta que faz o fato da banda mais interessante do pais jamais ter tido o devido reconhecimento. Não que isso faça alguma diferença, afinal, o Fellini é uma banda de musica originalmente popular, filtrada pelo prisma crítico do bom gosto e misturada aos mais sutis elementos da vanguarda que se foi.
Um biscoito fino para poucos, como eu ou você, que chegou até aqui e que guarda uma certeza!
A Quietude é quase um Sonho!

IRA Paradoxal !



Uma das bandas mais criativas do Rock nacional nascido nos anos 80 foi sem dúvida o IRA.
Legítima representante da primeira leva do rock paulistano a despontar no período, ao lado de Titãs e Ultraje a Rigor, o Ira obteve reconhecimento de público e crítica em seu segundo disco, Vivendo e não aprendendo, de 1986. E aí se revelou a faceta mais interessante da banda.
Ao ter a música flores em você vinculada na abertura da novela Global o outro, o Ira rapidamente alcançou o topo das paradas, já ocupadas por suas bandas irmãs ,Titãs e Ultraje a Rigor, cujos integrantes eventualmente se revezavam.
Esse sucesso, ao contrário do esperado, fez a banda levantar a bandeira da integridade, ao se recusar a tocar playback no chacrinha e não participar do primeiro Hollywood Rock alegando discriminação com as bandas brazucas.
Logo depois a banda lançou o genial e incompreendido Psicoacústica, disco que os mais antigos lembram mais por vir com um óculos 3D como brinde do que por sua inovação sonora.
Naquela época, enquanto as outras bandas nacionais copiavam ipsi literi o som que andava fazendo sucesso na Inglaterra, o Ira apontava para uma outra direção.
Já havia o envolvimento do vocalista Nasi com o Funk e o Rap, através de Tahide e Dj Hum, não essa baixaria derivativa do Miami Bass de hoje em dia, mas das raízes do mesmo.
O disco, experimental demais para o gosto popular, não obteve sucesso comercial, e iniciou a primeira derrocada da banda.
Psicoacústica é um álbum fantástico, mistura de elementos de Rap, Reggae e Rock Mod a lá The Jam, que aliás, sempre foi uma das principais influencias da banda,e trazia pelo menos uma boa polêmica, a autoria da letra de Receita para se fazer um herói, atribuída a um colega de quartel de Edgar Scandurra, guitarrista genial e principal compositor da banda.
Letras polêmicas nunca foram novidade para a banda, pobre paulista, do álbum anterior , seria considerada o maior hino racista já composto no país, ainda que a banda se esforce para explicar até hoje que não se trata de uma música discriminatória.
Após o fracasso de vendas de psicoacústica, o IRA mergulhou em uma sucessão de álbuns irregulares, do fraco Os meninos da rua paulo, ao incompreensível você não precisa entender, onde Scandurra já demonstrava a verve eletrônica que desenvolveria nos próximos anos em álbuns solo.
Passaram a década de 90 mergulhados num semi anonimato, onde vez por outra eram citados , ora por causa de pobre paulista, ora por , assim como o capital inicial, terem sido uma banda promissora que simplesmente não disse ao que veio.
O primeiro fôlego para uma recuperação veio em 1999, quando lançaram o álbum de covers Isto é amor, e a versão da Música teorema, da contemporânea Legião Urbana, obteve relativa repercussão, que rendeu um convite da MTV para gravar o bom e bem sucedido Ao Vivo MTV apresenta IRA, seu primeiro disco ao vivo e que provava que eles estava em plena forma e prontos novamente a ocupar o posto que jamais deveriam ter desocupado, por trás do estigma de banda honesta e que não se vendia a essa coisa subjetiva chamada sistema .

O formato acústico, amplamente disseminado no Brasil a partir da segunda metade da década de 90, tirou muitas bandas do fundo do poço e reavivou muitas carreiras em declínio.
A Volta por cima do IRA passaria necessariamente por esse recurso. Assim como o Capital Incial, o Acústico MTV IRA alcançou vendas altas e a banda saiu em turnê angariando novos fans e dando a oportunidade aqueles que jamais os tinham visto em ação ter contato com uma banda madura e coesa.
Infelizmente esse retorno triunfal foi o início do fim.
Em 2007 o IRA lança Invisível DJ , álbum com sonoridade mais próxima dos primeiros discos da banda, onde novamente são bem recebidos pela crítica e ,alguns shows depois , explode na mídia uma polêmica impensável em se tratando da banda mais honesta do rock brazuca.

Primeiro surgiram os boatos de que Nasi havia faltado a alguns shows, logo, uma corrente de admiradores da banda , em um primeiro momento, temeram pelo pior, uma vez que o vocalista já havia passado por clínicas de reabilitação e sua relação com abuso de álcool e drogas era conhecida .
No entanto a situação era mais delicada e não menos complexa, envolvia disputa familiar, suspeita de desvio de dinheiro ,agressões e uma tentativa de fratricídio.

Nasi haveria registrado um boletim de ocorrência onde alegava ter sido ameaçado com uma faca pelo irmão e empresário da banda , Airton Valadão Júnior, logo após partiu para o ataque através da mídia, onde afirmava categoricamente que havia sido prejudicado financeiramente pelo irmão e pelos demais integrantes da banda, em seguida foi divulgado um telefonema do mesmo Nasi ao seu irmão contendo ameças de morte e em seguida, o pai do vocalista pediu a interdição jurídica do mesmo alegando que nasi já não poderia responder por si, vitimado por anos de abuso de substancias entorpecentes, que o teriam deixado incapaz .
O próximo passo foi uma entrevista ao fantástico, onde Nasi explicava a situação através de seu ponto de vista e alegava que tudo se tratava de uma imensa conspiração.
Naturalmente, a essa altura, a banda já havia deixado de contar com seu vocalista original e anunciava que seguiriam , agora com o nome de Trio e com Scandurra nos vocais.

O Grande paradoxo em toda a situação é que o fim da banda depõe contra tudo o que era pregado pela mesma, a tal honestidade e a integridade alegadas seriam substituídas por trocas de agressões publicas motivadas por dinheiro, e não pela falta do mesmo, mas pela visível irritação por não se ter certeza se o que se recebe é o justo, o correto.

Ninguém pode emitir juízo de valor a esse respeito, nem julgar meios que depõe contra os fins, o fato é que uma banda é uma empresa, e como tal tem ônus e bônus, os lucros obtidos em turnê, através de peças publicitárias e todos os canais que gerem lucros para uma banda tem que ser devidamente contabilizados e a parte que cabe a cada um, do exercito de colaboradores que compõem aquela instituição, aos integrantes da mesma, devem estar previstos em contrato.

O que estamos assistindo não é o fim de uma banda, mas infelizmente, a falência de uma empresa.
E o que mais me surpreende, é que essa falência vem da principal propaganda desta empresa: sua suposta integridade.

E Quem Precisa de Listas???


Recentemente a revista Norte-Americana Blender publicou a lista dos 100 melhores albuns Indies da História (Na opinião deles).
Na minha modesta opinião,passou longe!
Os 100 melhores albuns Indies da história não estão bem representados,primeiramente por que por se tratar de uma publicação norte americana, a revista puxa a brasa para sua sardinha, incluindo aqui e acolá uma obviedade.
Em segundo lugar, quais os critérios utilizados?
Com base em que o espertão que redigiu a lista afirma que o genial Unknow Pleasures é inferior a sua cópia Funeral, do Arcade Fire ? (Um Sub Joy Division, bacaninha, mas a léguas de distancia!).
Aonde que a espontaneidade genial e agressiva de Jello Biafra em Fresh Fruit For rooting Vegetables é pior do que Damaged, do Black Flag?
Listas sao extremamente subjetivas e pessoais, originalmente uma tradição britânica para encher linguiça em seus tablóides, para polemizar e gerar comentários irritadiços.
Não se deve leva- las a sério, mas deve-se levar em consideração um fato,
Ver seus discos preferidos serem desbancados numa listinha por uma bandeca que você nunca ouviu e nem vai querer ouvir falar induz a uma idéia,
alguém se habilita a fazer a lista das listas mais ridículas já publicadas?
(Em negrito eu destaco os albuns REALMENTE importantes dessa Lista, pelo menos para mim!)


100 The Shaggs - Philosophy Of The World
99 Dream Syndicate - The Days Of Wine And Roses
98 Palace Music - Viva Last Blues
97 The Mekons - Rock 'N' Roll
96 TV On The Radio - Return To Cookie Mountain
95 The Dismemberment Plan - Emergency & I
94 Half Japanese - Greatest Hits
93 Big Black - Atomizer
92 Dead Kennedys - Fresh Fruit For Rotting Vegetables
91 The Chills - Kaleidoscope World
90 Animal Collective - Strawberry Jam
89 Art Brut - Bang Bang Rock & Roll
88 Daniel Johnston - Yip/Jump Music
87 Wolf Parade - Apologies To The Queen Mary
86 Flipper - Album - Generic Flipper
85 The Clean - Anthology
84 Beat Happening - You Turn Me On
83 The Misfits - Walk Among Us
82 The Embarrassment - Heyday 1979-83
81 The Vaselines - The Way Of The Vaselines
80 Feist - The Reminder
79 Clap Your Hands Say Yeah - Clap Your Hands Say Yeah
78 The 13th Floor Elevators - The Psychedelic Sounds Of The 13th Floor Elevators
77 Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That's What I'm Not
76 Le Tigre - Le Tigre
75 Galaxie 500 - Today
74 The Fall - 50,000 Fall Fans Can't Be Wrong
73 Meat Puppets - Up On The Sun
72 The Mountain Goats - We Shall All Be Healed
71 Stereolab - Refried Ectoplasm
70 Mudhoney - Superfruzz Bigmuff Plus Early Singles
69 Nick Drake - Pink Moon
68 Descendents - Milo Goes To College
67 Hüsker Dü - New Day Rising
66 Young Marble Giants - Colossal Youth
65 Various Artists - No New York
64 Cat Power - The Greatest
63 Nirvana - Bleach
62 The Feelies - Crazy Rhythms
61 LCD Soundsystem - LCD Soundsystem
60 Sufjan Stevens - Illinois
59 Nine Inch Nails - Pretty Hate Machine
58 Built To Spill - There's Nothing Wrong With Love
57 Bikini Kill - Pussy Whipped
56 Archers Of Loaf - Icky Mettle
55 Bad Brains - Bad Brains
54 Unrest - Imperial F.F.R.R.
53 Smashing Pumpkins - Gish
52 Bright Eyes - Lifted Or The Story Is In The Soil, Keep Your Ear To The Ground
51 Interpol - Turn On The Bright Lights
50 Rilo Kiley - More Adventurous
49 Spoon - Kill The Moonlight
48 Mission Of Burma - Vs.
47 Green Day - Kerplunk
46 Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
45 Fugazi - Repeater
44 Various Artists - Wanna Buy A Bridge?
43 Black Flag - Damaged
42 Brian Eno - Another Green World
41 Modest Mouse - The Lonesome Crowded West
40 New Order - Power Corruption & Lies
39 Pavement - Crooked Rain, Crooked Rain

38 The Strokes - Is This It
37 Yeah Yeah Yeahs - Fever To Tell
36 Elliott Smith - Either/Or
35 Liz Phair - Exile In Guyville
34 Superchunk - On The Mouth
33 The Shins - Oh, Inverted World
32 Neutral Milk Hotel - In The Aeroplane Over The Sea
31 Guided By Voices - Bee Thousand
30 Wilco - Yankee Hotel Foxtrot
29 Violent Femmes - Violent Femmes
28 The Magnetic Fields - 69 Love Songs
27 M.I.A. - Arular
26 Belle And Sebastian - If You're Feeling Sinister
25 Sebadoh - III
24 The New Pornographers - Mass Romantic
23 Yo La Tengo - Painful
22 Meat Puppets - Meat Puppets II
21 The Modern Lovers - The Modern Lovers
20 The Hold Steady - Separation Sunday
19 Sleater-Kinney - Dig Me Out
18 Joy Division - Unknown Pleasures
17 The White Stripes - White Blood Cells
16 Slint - Spiderland
15 X - Wild Gift
14 De La Soul - 3 Feet High And Rising
13 Hüsker Dü - Zen Arcade
12 Dinosaur Jr - You're Living All Over Me
11 Minutemen - Double Nickels On The Dime
10 The Smiths - The Smiths
09 Big Star - Third/Sister Lovers

08 My Bloody Valentine - Loveless
07 The Velvet Underground - The Velvet Underground
06 Arcade Fire - Funeral
05 Pixies - Surfer Rosa
04 R.E.M. - Murmur

03 The Replacements - Let It Be
02 Sonic Youth - Daydream Nation

01 Pavement - Slanted And Enchanted

Ian Curtis andou Visitando a Toca!